top of page

Cores da biotecnologia em séries e filmes

Escrito por: Letícia Bacellar, 2022


Olá, cientista!


Filmes, séries e seriados apresentam personagens comuns que geram identificação com o público. Nós da Eleva temos trabalhado a conexão de temas da biotecnologia com séries de diversos estilos e públicos, com o intuito de gerar uma possível identificação dos estudantes de ciências com suas séries favoritas. Visamos que essa seja uma forma de reaproximar a ciência do estudante de uma forma mais leve, sem toda a pressão acadêmica.


Primeiramente, a biotecnologia, “é uma área multidisciplinar que atua com manipulação de sistemas biológicos para diversas finalidades”. E sua divisão em cores aponta as suas diversas formas de aplicações desses sistemas.

Portanto, trouxemos a divisão das cores da biotecnologia (áreas que a biotecnologia estuda) e as séries (e filmes) que envolvem universos estudados pela biotecnologia.

Biotec. Vermelha: abrange a área da saúde, como a produção de medicamentos, antibióticos, diagnósticos e vacinas (como por exemplo a vacina da covid-19). A série Grey 's Anatomy conta o dia a dia de médicos utilizando produtos biotecnológicos para tratar os pacientes.

Biotec. Preta: tem relação com o bioterrorismo e armas biológicas (como a criação de um novo vírus em laboratório), que podem infectar os seres vivos. Na série The Walking Dead um vírus traz os mortos de volta a vida, os transformando em Zumbi. No último episódio, há a descoberta de que o vírus misterioso foi criado dentro de um laboratório na França.

Biotec. Dourada: trata-se da bioinformática e nanotecnologia (emprega estruturas na escala nano). Os trajes do Homem de Ferro e do Homem Aranha 3, utilizam de nanotecnologia, no qual o traje está integrado ao herói e sua anatomia, sendo mais leve e possui alta capacidade de regeneração.

Biotec. Azul: estudos dos organismos marinhos e aquáticos, que podem gerar novos fármacos. No seriado infantil H2O Meninas Sereias, é aplicado diversos conceitos, pesquisas e tecnologias relacionadas com o universo marinho, além de incentivar o conhecimento científico aos mais jovens.

Biotec. Amarela: se refere ao uso de enzimas e bactérias na fabricação de alimentos e bebidas fermentadas. No Fermentando com a Eleva, temos toda a descrição do processo fermentativo de 5 tipos diferentes de alimentos, bem como a receita de cada um deles. Para você descobrir a ciência por trás dos alimentos. Conheça: Minicurso: Fermentando com a Eleva! - Eleva - Empresa Júnior de Biotecnologia da UFBA | Hotmart


Biotec. Cinza: como foco no meio ambiente trabalha práticas de biorremediação que levem à conservação e preservação ambiental. O filme Wall-e apresenta o mundo com o resultado da poluição, no qual se tornou inviável viver na Terra. Essa questão abordada no filme é muito próxima do que pode acontecer se continuarmos no mesmo modo de vida que estamos atualmente. Os estudos na biotecnologia cinza visam minimizar tais problemas e aumentar o tempo de vida na Terra.

Biotec. Roxa: envolve questões éticas e de propriedade intelectual envolvidas nas áreas científicas. No qual reconhece a patente, direitos autorais, dentre outros, relacionados com a pesquisa de um cientista. No seriado The Big Bang Theory, os amigos e cientistas sempre citam estarem desenvolvendo uma determinada pesquisa; como cada personagem é de uma área diferente, são pesquisas de diversos assuntos.

Biotec. Marrom: inovação em técnicas agrícolas voltadas para ambientes desérticos e semiáridos, como por exemplo microorganismos que se adaptam em condições extremas. O filme O Menino que Descobriu o Vento é situado em uma região desértica que sofre com baixas condições favoráveis para a agricultura. Não são utilizados microrganismos vivos para reverter a situação, mas é o exemplo de uma história real da intervenção da ciência frente a problemas relacionados à seca.

Biotec. Verde: engloba o uso de biofertilizantes e bioherbicidas para a produção de plantas/vegetais mais resistentes e livres de pragas. O documentário Food Evolution explora a questão que envolve os alimentos transgênicos e geneticamente modificados. A partir de um olhar científico busca responder dúvidas sobre o uso desses produtos

Biotec. Branca: é a industrial, ou seja, abrange um pouco de todas as áreas citadas, mas está voltada à produção em larga escala. No Empreendendo com a Eleva, são abordados temas relacionados à estruturação de uma empresa/startup. Com divisão de setores como: presidência (burocracias), financeiro, projetos (implementação de serviços/produtos), recursos humanos e marketing. Conheça: Minicurso empreendendo com a Eleva - Eleva - Empresa Júnior de Biotecnologia da UFBA | Hotmart


Biotec. Laranja: está na divulgação científica, no ensino, disseminação dos estudos científicos para um público mais amplo. Todos os filmes e séries citados anteriormente, são formas de divulgação científica, mesmo que de forma sutil. Assim como o trabalho da Eleva nas redes sociais (@elevaempresajr) que busca disseminar o conhecimento e atrair novos membros à comunidade científica.

Outras: também tem a série Breaking Bad, aborda conceitos de química (presente nos estudos de biotecnologia), durantes os episódios são utilizados diversos produtos criados em laboratórios.

Se você leu “Homem Aranha 3” nesse texto e se lembrou das teorias sobre multiverso, indicamos você assistir Stranger Things, provavelmente já ouviu falar nessa série. Também aborda conceitos científicos e a possibilidade de existirem outros universos.

E para relaxar a mente depois de um longo dia de estudos e laboratório, que tal assistir Friends para lembrar a importância de estar com amigos e dar boas risadas? O seriado não está voltado para questões científicas, no entanto, é possível se identificar nas situações cotidianas que amigos enfrentam juntos, aliás, nós cientistas não somos robôs.




REFERÊNCIA:


711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page