top of page

SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE

Escrito por: Mariana Coutinho Silva, 2021.


Olá, cientista!

A Organização Internacional de Padronização (ISO) é uma organização que foi fundada em 1946 e que desenvolve normas para serem utilizadas pelas empresas de todo o mundo, podendo ser empresas de pequeno, médio ou grande porte. Uma das normas desenvolvidas


é a ISO 9001 (gestão de qualidade), a qual exige que a empresa tenha um sistema de gerenciamento de qualidade que envolva toda a empresa e todas as atividades.

Nesse contexto, o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é responsável pela organização da empresa, com o intuito de manter o controle de qualidade em cada projeto e processo e abrange todos os setores da empresa, como financeiro, gestão de pessoal, contabilidade, projetos, marketing, vendas e presidência. Ademais, esse sistema permite que serviços e produtos sejam melhorados para satisfazer e/ou até mesmo superar as expectativas dos clientes.

A utilização desse sistema permite que os profissionais se sintam comprometidos com o trabalho, visto que são utilizadas algumas técnicas para estimar, analisar e propor soluções para possíveis problemas que podem interferir negativamente no desempenho do trabalho, bem como auxiliar no planejamento das atividades e cumprimento das mesmas. A crescente competitividade no mercado de trabalho exige que as empresas possuam um sistema de qualidade eficiente, com o intuito de garantir a satisfação do cliente, o lucro e a continuidade no mercado. Sendo assim, a empresa deve seguir os 8 pilares do Sistema de Gestão de Qualidade, sendo eles:


1. Foco no cliente

É imprescindível que a empresa esteja atenta às necessidades dos clientes, aos desejos e as queixas para que o atendimento, o serviço e o produto atenda e/ou até mesmo supere as expectativas do cliente.


2. Liderança Proativa

Os diretores devem propor cronogramas, estimular a organização e os colaboradores, haja vista que este é o espelho da empresa. Desse modo, para que as metas e as tarefas sejam cumpridas, é necessário que o líder demonstre comprometimento, organização e satisfação em trabalhar na empresa.


3. Melhoria contínua

Os diretores e representantes de cada setor devem sempre buscar novos processos e planos de ação para o bom desempenho das atividades e cumprimento das metas. Sendo assim, algumas ferramentas são utilizadas para solucionar problemas e proporcionar melhorias na empresa e nos setores, como:


Fluxograma: permite a visualização de etapas que estão oferecendo bons resultados e quais etapas necessitam de melhorias, além de facilitar a visualização das atividades e o entendimento do processo.


Folhas de verificação: planilhas e tabelas usadas para coleta e análise de dados, bem

como para fazer o check-list das atividades e metas concluídas.


Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act): ciclo contínuo e eficaz para a execução de uma determinada ação. O ciclo se inicia com o P (de planejar), que está relacionado à identificação, análise, estabelecimento de metas e o plano de ação para executar a atividade; D (de execução) é colocar em prática o plano de ação; C (de checar) é avaliar se todas as metas foram cumpridas, se o resultado foi esperado ou não; e por fim o A (de ação), buscar soluções para os resultados que não foram esperados.


4. Decisão baseada em fatos

Esse pilar está relacionado à análise de informações e de dados de problemas que podem interferir no desempenho do trabalho, bem como na oferta de serviços e produtos.


5. Boa relação com fornecedores

Toda empresa necessita de fornecedores e uma boa relação com eles permite a compra de materiais de boa qualidade e com um preço bom. Nesse sentido, a empresa e os fornecedores se manterão no mercado e os clientes serão contemplados com produtos e serviços de qualidade.


6. Visão sistêmica

A partir da visão sistêmica, os diretores verificam o ambiente interno e externo da empresa e propõem mudanças para melhorar o desempenho e a lucratividade.


7. Gerenciamento por processos

Mapear todas as atividades feitas dentro da empresa, além de estabelecer metas e objetivos dentro dos setores, com o intuito de identificar todas as etapas de produção, envolver e comprometer os profissionais e reduzir desperdícios.


8. Conscientização dos colaboradores

Mostrar aos colaboradores a importância de sua atividade, os resultados obtidos da sua atividade e o resultado final de todo processo, além de mostrar o feedback dos clientes, pois assim o colaborador se sentirá motivado. Ademais, é necessário que a empresa invista em capacitações para aumentar o conhecimento, melhorar o atendimento e a execução das atividades pelo colaborador, propondo mais segurança e qualidade no serviço e na produção.


Entende-se, portanto, que a aplicação do Sistema de Gestão de qualidade permite que a empresa alcance seus objetivos e o sucesso, bem como satisfaz as necessidades dos clientes.



REFERÊNCIAS:


MACHADO, Simone et al. Gestão da Qualidade. [S. l.]: Rede e-TEC Brasil, 2012. Disponível em:http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_prd_industr/tec_acucar_alcool/161012_gest_qual.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021


PIRES, Raphael. Gestão da qualidade: o que é e quais são seus pilares. [S. l.], 4 mar. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/gestao-da-qualidade/. Acesso em: 16 abr. 2021.


Fundamentos da gestão da qualidade. SEBRAE, [S. l.], 25 jun. 2019. Disponível em: https: //www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/fundamentos-da-gestao-daqualidade,527e

438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 16 abr. 2021.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page