Escrito por: Emilly Mascarenhas
Olá, cientista!
Quando o assunto é empreendedorismo, muitas pessoas ainda ficam
confusas. Afinal, o que é empreender e como devo começar a fazer isso?
A verdade, é que não existe um manual de instruções que te torne um empreendedor de sucesso. Ora, empreender, nada mais é do que explorar a caixinha de ideias da nossa imaginação e colocá-las em prática, trazendo resposta a uma demanda do mercado. E para isso, você não deveria se perguntar “como DEVO fazer”, mas sim “como POSSO fazer”.
A diferença entre as duas frases está em um único aspecto: IDENTIDADE.
Quando você se pergunta como DEVE fazer, suas ações serão totalmente enquadradas no que outras pessoas já fizeram ou estão fazendo. Você correrá o risco de ter ideias nunca praticadas ou investimentos inacabados por falta de recurso suficiente para imitar o trabalho dos outros.
Além disso, a identidade que você tentar construir para o seu empreendimento deixará de ser única e se tornará uma cópia do que já foi criado. Esse é um caminho muito perigoso
para qualquer empreendedor, pois o marco chave do empreendedorismo não é fazer o que
já foi feito, principalmente quando se está começando do zero. A chave é inovar.
Não! Você não precisa fazer nada mirabolante. Você só precisa observar o mercado. Observe as demandas e as faltas. De repente, você perceberá déficits e começará a
visualizar áreas que poderão ser melhoradas. As ideias passarão a surgir em sua mente. Se
pergunte: “como POSSO colocá-las em prática?” Ao fazer isso, soluções serão traçadas em
seu consciente para que, dentro das suas possibilidades, você consiga efetivar uma ideia
que só existia em sua mente.
Foi assim que aconteceu quando Jeff Bezos, em 1994, inconformado com a escassez de um mercado seguro e rápido para o comércio de livros, resolveu criar seu próprio negócio. Mas ele não abriu uma biblioteca, não criou uma livraria flutuante ou coisa semelhante. Ele passou a vender livros pela garagem de sua casa. Sua forma diferenciada de empreender chamou atenção do mercado e hoje, Bezos é o segundo homem mais rico do mundo. E quanto à sua empresa, chama-se Amazon, conhece?
E tudo começou porque ele se perguntou como podia colocar em prática o que estava pensando. Ele empreendeu, seguindo três pilares que todo empreendedor precisa ter: perseverança, autoconfiança e ousadia. Leia histórias de outros empreendedores, até ouse se inspirar em algumas delas, mas quando for colocar em prática as suas ideias, seja autêntico. Seja VOCÊ!
Conheça nosso minicurso de empreendedorismo "Empreendendo com a Eleva": Minicurso Empreendendo com a Eleva (completo) - Eleva - Empresa Júnior de Biotecnologia da UFBA | Hotmart
REFERÊNCIAS:
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO. Empreendedorismo: o que é, vantagens e como se tornar um empreendedor. [S. l.], 4 jun. 2021. Disponível em: https://fia.com.br/blog/empreendedorismo-2/. Acesso em: 26 nov. 2021.
ENDEAVOR. O que é empreendedorismo: da inspiração à prática. Disponível em: https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/o-que-e-empreendedorismo-da-inspiracao-a-pratica/. Acesso em: 26 nov. 2021.
REVISTA EXAME. As histórias do visionário Jeff Bezos na Amazon. [S. l.], 21 nov. 2011. Disponível em: https://exame.com/revista-exame/historias-de-um-visionario/. Acesso em: 26 nov. 2021.
Commenti